O que é Biologia Marinha?

Assim como a Biologia é  usada para estudar a vida dos seres vivos, a biologia marinha é  o estudo dos organismos que vivem no ecossistema aquático, principalmente nas águas salgadas e também estudam a relação de cada uma deles com o ambiente em que habitas. O estudo se concentra nos oceanos que são responsáveis em cobrir mais de 70% da Terra e onde abriga maior parte das espécies marinhas encontradas pelo mundo, tais como os plânctons microscópicos, os fitoplâncton e os cetáceos.

O estudo da biologia marinha reserva a maior parte de sua atenção para os efeitos físicos do mar e oceanos, analisando as variações que podem afetar de certa forma a vida marinha, com o auxilio da biotecnologia marinha que tem como finalidade estudar as biomoléculas marinhas, principalmente as proteínas que podem ser usadas em estudos para a medicina, auxiliando em medicamentos para diversos tratamentos clínicos. Um fator interessante na biologia marinha, é o estudo da aquacultura, oceanografia que inclui em seu conteúdo a biologia, a zoologia, a ecologia e por fim a botânica, que por sua vez tem importante participação na descoberta de algas e seres que vivem sobre elas.
Para o estudo se tornar mais claro, amplo e objetivo, foram criados uma espécie de classificação dos seres marinhos, ou seja, cada organismo marinho se agrupa conforme suas necessidades, seu tamanho e seus hábitos de vida.