Quais são as principais funções das memórias RAM/ROM e Cachê?

A memória principal, ou memória RAM (Random Access Memory), é a memória responsável em armazenar instruções referentes a um programa que esta sendo executado, armazenamento dos dados iniciais de um programa, armazenamento de dados intermediários, armazenamento de resultados finais a serem transmitidos em fase posterior a um dispositivo de saída. Essa memória principal ou RAM é considerada volátil, pois os dados nelas contidos desaparecem ao se desligar o computador. A transferência de informação da memória principal para a CPU é o que existe de mais rápido no momento, já a memória ROM (Random Output Memory), é na verdade um chip contendo um segmento de dados de aproximadamente 64 Kb, um programa que só pode ser lido e executado. Esse programa checa todos os circuitos da placa e carrega na memória principal parte do sistema operacional, que será responsável em continuar o processo de inicialização da maquina. Quando o sistema operacional assume o controle da maquina a memória ROM entra em inatividade, o processo de inicialização da maquina pela memória ROM é denominada “bootstrap”.
A memória cachê por sua vez é utilizada para suprir a grande diferença de velocidade que existia entre a CPU e a memória principal, foi criado um dispositivo de memória que teria a finalidade de trazer para mais próximo da CPU as informações contidas na memória principal a serem processadas. Esta memória denominada cachê de memória, colocada entre a CPU e a memória RAM veio agilizar a velocidade do processamento.
Nos modelos de computadores mais modernos uma segunda e terceira versão dessa memória cachê, é integrada dentro do próprio processador , tornando-o  ainda mais rápido.