O que é LED?

Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz, é uma nova tecnologia desenvolvida no setor elétrico, funciona com um emissor de luz em locais apropriados, não necessitando do uso da lâmpada, é também utilizado em instrumentos e produtos de microeletrônica.
Formado por diodo semicondutor, também conhecido como junção P-N, é responsável pela emissão de luz visível, essa luz por sua vez não é monocromática, como a luz de um laser, por exemplo, e sim uma banda espectral produzida por interações energéticas, seu processo de luz é chamado de eletroluminescência, emitido pela aplicação de fontes elétricas. Todo o tipo de junção P-N diretamente polarizada dentro de uma estrutura faz com que ocorram recombinações de lacunas, sendo assim essas recombinações necessita que a energia possuída por essas lacunas seja liberada, na forma de calor ou fótons de luz. Já sabemos que a luz emitida não é monocromática, mas a banda colorida é relativamente estreita, portanto, sua cor depende do cristal e impureza de dopagem com que o componente foi fabricado.
Para sua fabricação o LED utiliza p arsenieto de gálio, responsável pela emissão raios infravermelhos, de fosfeto de gálio dopados de nitrogênio, dentre outros produtos, os leds são ótimos substitutos para as lâmpadas comuns, garantindo maior durabilidade e economias nos gastos de energia. Existem também os leds RGB, que são os brancos e considerados os mais caros do mercado, pois são compostos por três chips e uma variedade de modelos.