Grande número de abstenção do Enem


O ano de 2009 foi marcado por grandes datas e grandes mudanças no ensino do nosso país, como a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que desde o começo do ano, informou aos alunos que a prova iria mudar, desde então, mais de 4,5 milhões de estudante fizeram as inscrições.

O pior ainda estaria por vir, a prova iria ser realizada nos dias 4 e 5 de outubro, e por causa da incompetência do governo, roubaram a prova, fazendo com que a data mudasse para 5 e 6 de dezembro. Assim muitas universidades do país, desistiram de utilizar a nota do Enem como ajuda na nota do vestibular da universidade, como a USP e a Unicamp, por isso foi que ocorreu a maior abstenção da história do ENEM este ano. Muitos estudantes desistiram de fazer, pelo fato da não-utilização das notas em grandes universidades brasileiras.

Foram fazer a prova apenas 2,6 milhões de estudantes, o que surpreendeu, pois o governo e os responsáveis, esperavam que apenas poucos alunos não fizessem a prova. Com certeza, esse ano vai ficar marcado na vida de muitos estudantes, ainda mais com todos os noticiários fazendo relatos sobre a prova.