O excesso de cafeína pode ter riscos a saúde feminina


O excesso de cafeína pode ter riscos a saúde feminina

Além do chocolate que é um grande companheiro feminino, nos seus momentos de ansiedade, as xícaras de café, são companheiros fieis e acalmam. Um estudo feito pela Escola de Medicina de Harvard mostra que o uso excessivo de café, pode afetar os hormônios femininos.

O estudo mostra que as mulheres que consomem muito café, afeta a produção de estrogênio, e dos hormônios sexuais femininos, que podem causar câncer de mama e de ovários.

Durante a pesquisa, os médicos acompanharam 1,200 mulheres, as quais preencheram questionários, relatando seus hábitos alimentares e o estilo de vida, além de coletarem sangue para testes hormonais, que mostraram que as mulheres que estão em fase pré menopausa, tiveram uma diminuição do hormônio estradiol após a segunda metade do ciclo menstrual.

Também mostrou que aquelas mulheres que já estão na menopausa, os efeitos são contraditórios, pois eles tiveram resultados diferentes, com o aumento da globulina (ligada aos hormônios (SHBG)), a proteína que controla a quantidade de hormônios naturais que circulam pelo sangue, assim o aumento do SHBG diminui o estrogênio e a testosterona que são produzidas, e diminuem também os riscos de câncer nessas mulheres.

Assim se percebe que os especialistas acham cedo para tirar uma conclusão sobre essas pesquisas, porém a cafeína, tem relação com a quantidade hormonal produzida, mas as consequencias ainda não são provadas. De acordo com os médicos, o ideal é consumir 300mg de cafeína o que equivale a 3 xícaras de café.