Hoje, apesar de ainda termos muitas questões por responder, já sabemos um pouco sobre o que são as estrelas, e os diferentes tipos que existem, sabemos também que existem milhares delas e, que pode haver vários outros tipos desconhecidos. Enfim se você se interessa pelo universo, pelas estrelas e por tudo mais que há nele confira aqui neste artigo os tipos de estrelas que existem no céu.
O Que São e Que Tipos de Estrelas Existem
Uma estrela nada mais é do que uma grande bola luminosa, constituída por plasma, e que é mantida pela força da gravidade. Existem muitos tipos de estrelas e, elas variam em termos de tamanho, massa, cor, temperatura, idade, composição química, etc. Em termos de tamanho as estrelas podem variar muito, existem as hipergigantes, supergigantes, gigantes, subgigantes e anãs. Há também as chamadas estrelas variáveis, que o brilho das mesmas varia periodicamente.
Podemos classificar as estrelas conforme a sua classe espectral. Para isso são utilizadas as seguintes letras, em ordem decrescente de temperatura à superfície: O, B, A, F, G, K, M. A seguir você irá conferir os tipos de estrelas que existem.
Classe O
Estrelas azuis.
Temperaturas superiores a 30.000 K.
Exemplo: Zeta Orionis.
Classe B
Estrelas de cor entre o azul e o branco.
Temperaturas entre os 10.000 K a 30.000 K.
Exemplo: Rigel.
Classe A
Estrelas brancas.
Temperaturas entre 7.500 K a 10.000 K.
Exemplo: Deneb.
Classe F
Estrelas de cor entre branco e amarelo.
Temperaturas entre 6.000 k a 7.500 k.
Exemplo: Fomalhaut.
Classe G
Estrelas amarelas.
Temperaturas entre 5.000 K a 6.000 K.
Exemplo: Sol.
Classe K
Estrelas cor de laranja.
Temperaturas entre 3.500 K a 5.000 K.
Exemplo: Arturo.
Classe M
Estrelas vermelhas.
Temperaturas abaixo dos 3.500 K.
Exemplo: Betelgeuse.