Qual o Correto Concerto ou Conserto?

Existem inúmeras palavras que nos confundem em nosso português e isso acaba causando vários erros, pois mesmo que as palavras tenham as mesmas letras mudando apenas uma ou tenham o mesmo som quando pronunciadas elas possuem significados diferentes, como é o caso das palavras “concerto” e “conserto”, ambas podem ser iguais quando ouvimos alguém pronunciá-las ou até mesmo quando as lemos, porém elas possuem significados diferentes.

Por serem praticamente iguais essas palavras geram muita confusão, pois quem não sabe seus significados pode utilizá-las de maneira incorreta. Muitas pessoas perguntam qual é a palavra certa, mas essa não é a questão, pois ambas as palavras são corretas, o que muda somente é o significado delas, ou seja, para utilizá-las de maneira correta em uma frase basta saber quais são os seus significados e, neste artigo você ficará sabendo isso.



Concerto ou Conserto?

Quando lemos ou quando ouvimos as palavras “concerto” e “conserto” podemos notar apenas a diferença em uma letra, ou seja, a primeira palavra se escreve com “c” e a outra com “s”, sendo assim elas podem confundir e muito quando às utilizamos em uma frase, afinal de contas elas são praticamente iguais, porém mesmo sendo iguais os seus significados são extremamente diferentes.

Para utilizar as palavras “concerto” ou “conserto” de maneira correta em uma frase devemos analisar seus significados antes de tudo. Algumas pessoas sempre perguntam qual é a palavra certa para se utilizar se é a que se escreve com “c” ou se é a que se escreve com “s”, porém mal sabem elas que ambas são corretas, basta apenas saber qual delas utilizar em determinada frase, ou seja, qual delas tem o significado que se encaixa na frase.



A palavra “concerto” com “c” se refere a uma sessão musical, a uma combinação de sons, vindos de instrumentistas, cantores, orquestras ou a algum acordo, um pacto entre várias pessoas. Já a palavra “conserto” com “s” se refere a uma reparação, restauração ou correção, ou seja, se refere ao ato de reparar alguma coisa, de restaurar algo que está estragado.

Enfim, para utilizar essas palavras de maneira correta fique atento aos seus significados, se fizer isso não cometerá erro algum ao utilizá-las.