Como Fazer Fantoche de Caixinha de Leite?

Os fantoches são importantes para as peças teatrais que os utilizam e uma das formas de confeccioná-las é fazer de caixinha de leite. É um material reciclável e de fácil manuseio quando finalizado. Os acabamentos finais podem ser feitos dos mais variados materiais, geralmente do feltro e EVA.

Como Confeccionar o Fantoche?

Para fazê-los é simples, veja baixo os materiais:

- Uma caixinha de leite.
- Eva ou feltro;
- Botões para fazer os olhos;
- Cola ou fita adesiva;
- Tesoura.

Estes são materiais básicos para fazer. Abaixo os passos.

Passo a Passo da Confecção

  1. Esteja com a caixa limpa antes de começar, portanto, limpe a bem antes de começar a confecção.
  2. Corte a parte da frente ou do lado para fazer a boca. No caso de ser feito um bico precisará também de uma pet para cortá-la em formato de bico e ficar no lugar da boca.
  3. Feito a boca ou o bico revista o seu fantoche com o material escolhido (EVA ou feltro).
  4. Faça os detalhes com EVA e botões. Quando o fantoche for precisar de roupas pegue os retalhes de tecido e faça a roupa. Dê preferência por fazer com linha, mas a cola quente também funciona.
Como Usar o Fantoche?

Estes fantoches podem ser utilizados como recursos, ou seja, com atividade com as crianças. Com um fantoche e cenário é possível entreter a criança do começo ao fim desde que saiba escolher o tema para apresentar. O teatro infantil fica muito mais a atenção da criança por ser voltado justamente para ele. Não adianta focar no público infantil e fazer uma peça para adulto.


Com os idosos também é possível trabalhar como forma de trabalhar habilidades. Como eles adoram atividades manuais essa será mais uma a qual poderão presentar o neto com o animal ou personagem que quiser. Com isso eles não ficam sem fazer nada, conseguem uma atividade e assim podem conseguir se distrair tendo objetivos a serem tratados. Os fantoches são uma forma de arte, portanto, quando se está fazendo esse boneco precisa colocar o sentimento para fora e fazê-lo como quiser.