Como Lidar Com Pessoas Bipolares

Especialistas já indicam que pessoas bipolares podem confundir muito a vida da família. O que ocorre quando convivemos com pessoas bipolares é que acordamos com alguém feliz, mas quando passa o tempo, no fim do dia ela pode te odiar em segundos. Uma hora estão bem e passa um tempo já estão com um humor oscilante que deixa as pessoas, principalmente familiares em uma posição confusa. Entender melhor o transtorno pode nos inspirar a ajudar essas pessoas. Aprender a lidar com elas pode trazer alivio a todos. 

O que é o Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é quando o individuo passa por fases e episódios que são classificados em bipolares do tipo I, II e ciclotimia. Os bipolares de  tipo I passam por episódios maníacos e períodos de depressão profunda. Bipolares de tipo II não passam por episódios do tipo I, maníacos, mas elevação da energia e impulsividade alternadas com depressão e para finalizar os bipolares ciclotimia oscilações de humores mais amenos. Os sintomas mais vistos em uma pessoa que tem esse problema são: Baixo controle sobre o temperamento; Facilidade de distração; Diminuição da necessidade de sono; Compulsão alimentar, beber em excesso; Gastos excessivos; Hiperatividade; Fala em excesso; Grande inquietação; Tristeza ou desânimo; Grande auto-estima; Dificuldade de concentração; Fadiga; Perda de peso e apetite; Comer em excesso engordar; Baixa autoestima; Pensamentos de morte e suicídio; Problemas para dormir ou sono excessivo. Mais de 0,5% da população sofrem com esses episódios de bipolaridade e fases de depressão e precisam de tratamentos, cuidados e que as pessoas as entendam.

Dicas para Lidar com os Bipolares


Todos esses sintomas define uma pessoa bipolar, ter sensibilidade e compreendê-los pode ajudar esta pessoa. A paciência e o silencio em algumas situações  a conversa animadora pode resolver algumas ocasiões. Dar atenção é um caminho sadio para manter a pessoa centrada. Conduza uma conversa alegre, sem provoca-la, principalmente nas fases mais intensas. Dar carinho nas horas mais dramáticas é um remédio grandioso.