Morar de aluguel ainda é uma realidade bastante constante em nosso país, principalmente para as pessoas que estão começando a vida de adulto agora e ainda não possuem um emprego de remuneração alta para comprar a casa própria, então na hora de alugar um imóvel é sempre bom algumas dicas, isto facilitará bastante em escolher o local certo para morar.
O valor do aluguel não depende única e exclusivamente do tamanho do imóvel, afinal de contas, por exemplo, um imóvel com dois quartos na Avenida Paulista em São Paulo não pode ter o mesmo valor de um imóvel do mesmo tamanho em um bairro afastado da região central.
A primeira coisa a se notar é o bairro onde está localizado o imóvel. Procure informações na internet, com amigos ou conhecidos que residem no local ou próximos dali, verifique também com vizinhos, procure saber se o local é tranquilo e seguro, pois não há nada pior que morar em um local sem estes dois requisitos básicos.
Após tomar nota sobre as condições do bairro e também da rua do imóvel que está em vista, vá até ele para visitar e preste bastante atenção nos detalhes, como pintura, portas e fechaduras, privacidade, segurança, conforto e espaço, estes são certamente os detalhes que devem ser observados. Tendo observado isto você terá então um valor justo para o aluguel deste imóvel, verifique na imobiliária ou proprietário qual o valor que está sendo pedido e negocie o melhor para ambas as partes.
Se você está alugando ou pretende alugar um imóvel através de uma imobiliária, preste bastante atenção em relação ao contrato emitido pela mesma, pois muitas vezes na pressa em acertar logo os detalhes não reparamos no que estamos assinando, e muitas vezes os contratos são de até dois anos, e em caso de desistência antes do termino do mesmo, haverá implicação de multa rescisória de acordo com o assinado em contrato, não havendo a possibilidade de negociação, pois você assinou contrato perante a imobiliária responsável.