A reciclagem é sem sombra de dúvidas um fator muito importante em meio a nossa sociedade, tendo em vista que dia após dia milhares e milhares de toneladas de lixo são gerados, e quando sabemos aproveitar uma parte dele para a reciclagem acabamos reaproveitando algo que já não tinha mais serventia, é exatamente nessa hora em que o meio ambiente agradece por poder se livrar de ainda mais material inservível.
Existem diversos materiais recicláveis, que após sua utilidade normal ele pode ser reutilizado, para que possamos entender, vejamos o exemplo de uma garrafa PET. Ela é produzida nas fábricas com refrigerantes, enviadas aos supermercados, compradas pelos consumidores e logo em seguida pode ser reaproveitada como recipiente para materiais de limpeza, por exemplo, ser cortadas em tiras e dar origem a uma cortina reciclável, ser transformada em bancos juntamente com mais garrafas, ser derretida e transformada novamente em uma garrafa pronta para o uso.
O descarte indevido de alguns materiais causa sérios danos à saúde do planeta, ou seja, se descartarmos uma garra PET às margens de um rio, por exemplo, ela em contato direto com a natureza levará aproximadamente 100 anos para que a mesma se decomponha, já um a embalagem de leite longa vida, levaria ao menos outros 100 anos até se decompor, e a decomposição ocorre não somente com materiais recicláveis, mas também com o lixo comum, como por exemplo, uma fralda descartável jogada à natureza leva incrível 400 anos até se decompor.
Papel, lata de alumínio, plástico, pneu, vidro, embalagens longa vida, papelão, tudo isto são exemplos de materiais recicláveis, onde você pode separá-los do seu lixo comum e entregar até alguma cooperativa de materiais recicláveis, sendo que em algumas cidades estas cooperativas passam às ruas recolhendo o material previamente separados pela população. Reciclar depende única e exclusivamente de você, faça sua parte, exerça este ato de cidadania, a natureza agradece.