Avaliar o plano de saúde antes de contratar os seus serviços é algo fundamental para que você possa ter um serviço seguro e que te traga os benefícios que realmente espera de um plano de saúde. Para isso a ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar) publicou nesta ultima quarta feira, dia 27 de fevereiro uma instituição normativa com as novas regras de avaliação para os planos de saúde em todo o território brasileiro, isso no que se diz a respeito da garantia de atendimento ao consumidor.
Entre as novas regras da regulamentação está determinado que o acompanhamento e a avaliação dos serviços será continua, e não como que era feita mensalmente. Já a apuração dos resultados ainda vem na forma trimestral, porem o período agora tem as suas datas definidas anteriormente, sendo que o trimestre começa nos dias 19 de março, junho, setembro e dezembro. De acordo com a ANS as reclamações dos cliente em relação à falta de acesso que eles tinham ao serviço no prazo estipulado será levado mais a serio pela mesma.
A Agencia Nacional de Saúde Suplementar ainda diz que vai considerar as reclamações realizada por um processo de notificação de investigação preliminar, ou seja, terá uma forma oficial para seguir a reclamação, onde este tipo de possibilidade será pelo site oficial, porem, ainda não tem-se nada de definitivo. Os planos serão avaliadas em uma escala de 0 à 4, onde 0 quer dizer que o plano de saúde avaliado atendeu todos os critérios e normas de serviços no período definido no contrato. Já a nota 4 é a pior da avaliação, por conta de que mostra que o plano não teve nem uma norma de contrato cumprida por sua parte, onde nesses casos pode ocorrer a suspensão dos serviços
Em casos como este os cliente que já tem o contrato continuam tendo o direito de utilizar os serviços, porem a empresa não tem a permissão para continuar aderindo novos clientes e fazendo novos contratos. Para que a empresa volte a suas funções normais a empresa deve ter uma avaliação melhor nos próximos trimestres, assim tendo novamente a permissão para efetuar mais vendas.