Como Passar Fio Dental


O fio dental é muito importante para a limpeza dos dentes. Tem uma maneira correta para ser passado, caso contrário poderá machucar a gengiva. Há uma placa formada por germes na gengiva e nos dentes que precisa ser retirada assim como restos de comida. Será a partir do fio dental que esses resíduos serão retirados. A escova não alcança esse locais e por isso existe o fio dental e a partir dai você cuida da sua higiene bucal.

As gengivas podem machucar, ou seja, sangrar até que a placa seja rompida e as bactérias removidas, 
somente a partir dai a gengiva começa a se cicatrizar. Há uma forma correta para passa-lo, veja como:

1)      Corte um pedaço de fio dental que tenha um pedaço que você consiga enrolar em seus dedos na parte da extremidade de modo que dê para segurar firmemente para passar.
2)      Ele deve ser passado delicadamente entre os dentes e não é de forme reta, mas sim em movimento de um lado e para o outro. Quando você o coloca em sua boca chegando na gengiva faça um “C” de modo que envolva todo o dente.
3)      Os dentes do fundo também precisam ser higienizados, caso contrário você pode desenvolver problemas mais graves na boca. A pressão utilizada deve ser apenas para que fique no meio dos dentes, mas que isso poderá se machucar.

Ele deve ser utilizado sempre antes de escovar os dentes, afinal quando você o passa poderá ficar resíduos na boca e ai a escova para retirá-los. Mas há pessoas que preferem fazer depois, o que não se tem tanta diferença. Quando você ainda faz o enxague bucal limpa ainda mais a boca, evitando que tenha problemas posteriores com doenças causadas por bactérias e germes.

Há dois tipos de fio dental no mercado consumidor hoje em dia: nylon ou multifilamento e monifilamento ou PTFE. Os de nylon existem encerados ou não e com vários sabores para que aquele processo não se torne chato. Os fios de PTFE pode custar um pouco mais caro, mas não desfiam com tanta facilidade, auxiliando no deslizamento entre os dentes. Mas ambos fazem o mesmo papel se usados corretamente, portanto, compre o que achar melhor e couber em seu orçamento.