Os olhos precisam ser cuidados em todas as épocas do ano, em
especial no verão que o sol é mais forte e o cuidado muitas vezes são menores,
quando deveriam ser maiores. As férias no verão podem ser levadas por água
abaixo caso ocorra algo com os seus olhos. E a lista de cuidados que deve ter
segue abaixo:
- Os primeiros cuidados são: não abrir os olhos embaixo da água, afinal você nunca sabe quais substâncias podem ser encontradas naquele local. Importante também é sempre lavar as mãos, não utilizar toalhas de outras pessoas para enxugar o rosto e muito menos compartilhar cosméticos, como o lápis de olho.
- Na lista de cuidados
aparece para não coçar os olhos se algo cair nos mesmos, como protetor
solar e outros produtos. Os oftalmologistas sempre mostraram que coçar os
olhos não faz bem para eles, pois pode haver um descolamento de retina, o
que precisa na visão, muitas vezes deixando os cegos.
- Problemas oculares e alergias são frequentes nessa época do ano e, sendo assim, é indicado que as pessoas sigam a um médico especializado para que possam receitar o medicamento correto para aquela situação.
- Piscinas traz o cloro, o mar tem sal e lagos podem conter substâncias invisíveis a olho nu. Por estes motivos é importantíssimo que assim que sair de um destes locais lave muito bem os seus olhos para que não tenha problemas posteriores.
- A inflamação na conjuntiva que é conhecida como “conjuntivite” ocorre em número maior no verão. Dura em torno de 15 dias e passa para outras pessoas. A doença atinge os dois olhos e é preciso tratamento correto para que não deixe sequelas (geralmente não há sequelas).
- Quando comprovado algum tipo de doença nos olhos vá ao médico para que ele lhe diga o que deve fazer para melhorar, não utilize medicamentos por uso próprio, pois muitas vezes o problema piora.
- As lentes de contatos deve ter sempre o cuidado de cuidar com produtos específicos e percebendo que está com algum problema no olho o ideal é que as retire para que os olhos fiquem livres de agentes estranhos, pois muitas vezes substâncias atinge a lente, mas não o olho.