Principais ritmos brasileiros e suas origens


Quando se trata de cultura o Brasil é um país que pode ser considerado muito rico, sendo em todos os aspectos, onde muitas vezes pode fazer com que muitos pontos sejam sempre mais ressaltados. Porem no que se trata de riqueza musical o Brasil é campeão, por conta de que traz uma boa quantia de ritmos musicais, onde cada um tem a sua origem, por conta da colonização e ocupação do país, onde teve a junção de uma grande quantidade de etnias fazendo então o misto que encontramos hoje.



Começando pela bossa nova, que é um ritmo que é considerado derivado do samba e que teve uma grande influencia do jazz que tem a sua origem americana. Ele surgiu no fim da década de 50 no estado do Rio de Janeiro, e com o passar do tempo ele se tornou um dos movimentos mais influentes da historia da MPB e também deixou cantores conhecidos mundialmente. O frevo também é um ritmo que tem a sua origem pernambucana, sendo que ele é uma mistura do maxixe, capoeira e também marcha. Teve o seu surgimento no século XIX e se caracteriza por um ritmo acelerado e alegre, sendo também que ele é acompanhado por uma dança característica, e também trazem trajes muito coloridos.



O maracatu tem a sua origem religiosa e negra, sendo que também vem do estado de Pernambuco, onde os negros dançavam juntamente com os reis do gongo, sendo que em festas as danças são feitas em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Rosário. Porem com o tempo o maracatu perdeu seu tom religioso e passou a ser musicas que alegram as festas de carnaval. O forro tem sua origem do forrobodó, que tem o mesmo significado que “pagode divertido”, sendo que no inicio era bem animado, por conta de que se tocava xote, xaxado, baião, quadrilha e faziam parte da festa junina, originário do nordeste este ritmo hoje em dia faz um grande sucesso até mesmo com as faixas etárias mais jovens.



E por fim o samba que tem a sua influencia de vários ritmos africanos, que no século XX ele evolui para o que a gente conhece como samba canção, samba de breque, samba enredo e também o mais atual e escutado e pagode, sendo um dos grandes símbolos culturais do Brasil por conta da riqueza que o carnaval do Rio de Janeiro traz.