A primeira e mais eficiente delas é sem duvida a preparação da pessoa e a sua pesquisa sobre aquilo que irá falar. Antes de tudo é necessário você conhecer o tema, para que não diga bobagem no dia da apresentação, procure estudar em casa todas as informações que serão uteis para você, onde de fato falará coisas conscientes no dia da sua apresentação para o público. O segundo passo é não ficar nervoso no dia, onde você deve chegar ao local todo calmo e consciente da sua tarefa, não avalie a quantidade de pessoas, e sim o que de importante você falará para elas.
Um bom ensaio em casa, ou antes, da apresentação é de suma importância para quem deseja falar bem. A velha tática de falar no espelho não pode ser cortada, por isso olhe-se para o espelho e comece a falar em bom tom, isto é, evite exaltações e não fale muito baixo, pois poderá atrapalhar a sua apresentação. Na hora que for falar pra valer, não ligue para as pessoas que estão te avaliando, para facilitar pegue um ponto e fixe seu olhar lá, para que assim você não fique olhando para as pessoas, e não tenha riscos de errar na apresentação.
É preciso sim ter calma e ficar muito relaxado, pois se não as coisas não darão certo e você certamente irá falar bobagem.
Converse com pessoas que já tem mais experiência nesse ramo da oratória, para que elas possam lhe orientar corretamente como falar em pequenos e grandes públicos, isso por que se a plateia for menor você poderá usar um jeito de falar mais pessoal e mais livre, agora se o público for maior é preciso de fato, medir as palavras e falar o que eles precisam ouvir. Esteja esperto a tudo isso, não queira falar coisas que não tem nada a ver com o assunto, pois você pode ser vaiado pelo povo.
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre como falar bem em público, coloque seus dons a serviço, não tenha medo de usar a sua voz para cativar as pessoas, faça a sua parte e fale bem perante o público.