As dores musculares estão presentes não somente quando uma pessoa sai da academia, mas em diversos outros tipos de atividade, como natação. E geralmente quem começa a fazer um esporte ou praticar uma atividade têm dores no outro dia. São micro lesões nas fibras musculares que causam as dores. E para quem não está acostumado com determinado exercício com certeza ficará com dor. O mais visível é quando uma pessoa começa a fazer academia e não está acostumado.
Entretanto, nem sempre isso ocorre apenas por este motivo, mas sim por excesso de carga na maioria dos casos. E o que vale neste caso é diminuir a intensidade dos exercícios, isso porque uma pessoa que deseja aumentar a carga com que faz exercícios primeiramente precisa acostumar com a carga atual, para que assim não tenha dores. As dores querem “dizer” justamente que você está forçando mais que deveria o seu musculo.
Caso você tenha sentido dor em um dia, porém não quer abandonar o seu treino no dia seguinte, procure ao menos trabalhar outras partes do corpo para que assim balanceie as dores musculares.
Para um iniciante é primordial que os alongamentos sejam feitos com perfeição, conforme o instrutor mandar. Feito isso você poderá sentir menos dor, mas dependerá muito também dos músculos que trabalhar durante o exercício. E não somente antes dos exercícios o alongamento é preciso, mas depois também, assim eles relaxaram os músculos que fizeram esforços.
Procure começar com calma os seus exercícios, essencialmente os que estão começando agora. Comece com pouco, e com o tempo, de acordo com que o seu corpo acostumar você vai aumentando.
Todo exercício tem uma amplitude total nos aparelhos de academia, procure não utilizar toda ela para que assim evite as dores por um esforço desnecessário.
Nas aulas aeróbicas para quem é iniciante procure não dar os saltos, isso tudo para evitar danos a sua saúde.