O alistamento militar é algo muito importante para todos do sexo masculino. Em muitos locais de trabalho é necessário mostrar o seu atestado de que fez o período pedido no exercito de sua cidade. O alistamento segue os seguintes requisitos:
- Todos os homens que morem no Brasil precisam obrigatoriamente se alistar;
- Ter 18 anos;
- Para os cidadãos que são naturalizados brasileiros isso também é valido.
O período para alistamento é muito grande, pois vai de 18 a 45 anos, mas neste período quem não se alistar vai acumulando uma conta anual por não ter feito.
Documentos necessários para se alistar e como fazer
Os documentos pedidos são:
- Certidão de nascimento ou casamento original ou ainda o seu RG;
- Comprovante de residência;
- Para os indígenas o registro de emancipação no país;
- Para o naturalizado a certificação de naturalização;
- Duas fotos três por quatro que não estejam datadas.
Para fazer isso é muito simples, pois você precisa apenas seguir para a Junta de Serviço Militar de sua cidade com a documentação e pronto.
Período de alistamento
Entender este período é fundamental. O alistamento para o ano de 2012 é para os homens que completarão 18 anos neste ano. Do período de janeiro até o final do mês de abril caso seja convocado poderá prestar serviços neste ano de 2012, e a partir deste período (maio) até junho então os serviços serão prestados apenas no ano seguinte.
O que pode acontecer com quem não tem o alistamento?
Um homem não se alistando no serviço militar fica em divida com o seu país e algumas consequências ocorrem, como, por exemplo, não poder fazer um concurso público, e para os que pretendem viajar pode esquecer, pois o passaporte não é retirado justamente pela “divida” que possui. E o ponto principal para muitos, não poder ingressar a uma universidade, o que para muitos era a sua escolha no ano de 2012 ou nos próximos.