Como lidar com a inveja



Sentimentos são coisas que podem nos fazer bem ou não, mas uma curiosidade é que, mesmo aqueles que não são considerados como sendo bons podem ser transformados se nós assim quisermos. Um desses sentimentos é a inveja, que pode ser trabalhada e revertida em nosso favor.
Virar o jogo e usar a inveja dos outros para se dar bem é uma atitude tão simples quanto possível, basta querer. Segundo estudiosos, a inveja é o pior dos sentimentos, sendo que é por causa dela que existem todos os outros sentimentos ruins quanto ela mesma. Sim, é dela que se origina a raiva, o ódio, o rancor, entre outros sentimentos ruins. A inveja geralmente se inicia quando uma pessoa se sente incapaz de conquistar coisas tão boas quanto a outra, e não se julga merecedora de receber coisas boas como a pessoa a quem inveja.
O mais surpreendente é que a inveja as vezes vem de onde nós menos esperamos, o que nos causa ainda mais decepção. Mas como você pode lidar com uma pessoa próxima a você que tenha demonstrado inveja de sua situação em determinada área da vida? Veja.
Em primeiro lugar, identifique invejoso. Uma pessoa que te ama fica feliz com o teu sucesso, e não fica numas de “com a melhor das intenções te abrir os olhos”. Uma pessoa que torce por você é aquela que não fica te jogando agouros a torto e direito.
Depois de identificar, você deve se omitir em termos de planejamento de sua vida. Se está pretendendo aceitar aquela promoção de cargo por exemplo, o invejoso em questão deve ser o último a saber, de preferência quando você já estiver no cargo em questão.
Se afastar de uma pessoa invejosa é a melhor coisa que você pode fazer, pois os efeitos da inveja existem e podem atingir a você de uma maneira muito ruim. Sendo assim, deixe que o invejoso fique no lugar dele com esse sentimento que uma hora ou outra fará mal a ele mesmo, e saia o mais ileso possível dessa influência se apercebendo logo e cortando relações. Nesses casos, manter o inimigo por perto pode ser mais prejudicial do que benéfico.