Quem é que não tem, ou nunca teve o costume de se apegar as coisas, com dó de se desfazer de seus pertences e até aqueles móveis velhos, caindo os pedaços, e até mesmo de trocar o colchão. Acabam acumulando alguns objetos que jamais irão usar: os calçados velhos, aquelas roupas que já nem servem mais, entre outras coisas. É uma realidade que todos nós cometemos, e um dos piores erros que podemos cometer e cometemos é deixar passar muito tempo para trocar o colchão afetando sua qualidade, inevitavelmente. Estamos sempre adiando o momento de trocar nosso colchão, colocando esse objetivo em último plano, pois temos tantas outras coisas para comprar, para trocar, para investir, que o colchão sempre acaba ficando de lado, o que é totalmente incorreto, pois é nossa saúde que esta sendo colocada em risco. Pesquisas feitas revelaram que 70% dos brasileiros dormem em colchões com mais de 5 anos de uso, sendo os ácaros os hóspedes constantes desse ambiente no qual o nosso corpo descansa depois. Esse fato ajuda muito na proliferação dos agentes que causam as alergias, não nos damos conta de que o nosso colchão pode ser muito benéfico e um aliado para nosso descanso e também um grande inimigo pois é nele que se a loja boa parte dos ácaros e fungos, levando boa parte da população aos hospitais. E isso poderia ser resolvido com uma atitude bem simples que é a compra de um colchão novo e seguir as indicações de uso certinho. A gente acaba até se esquecendo de quando mudamos a última vez de colchão, se é que já mudamos de colchão algum dia. Se isto anda acontecendo com você realize o seguinte questionário, uma vez por ano, para garantir um correto descanso:
- Você esta acordando com dores no corpo
- A cobertura do seu colchão esta suja, descolorida ou rasgada?
- Não está mais dormindo tão bem como dormia à um tempo atrás?
- A superfície do seu colchão esta desnivelada?
- Seu colchão está apresentando alguns sinais visíveis de uso e alguns desgaste ?
- Há algum desnível ou depressão em sua cama ou no Box (lugar de apoio de seu colchão)?
- Já dormiu em uma cama que não fosse a sua e teve uma noite de sono bem melhor, do que se estivesse dormido em seu colchão?
- Quando você se move sobre o colchão, sente a base onde está apoiado?
- Quando se move, sua cama oscila ou cambaleia? Ouve ruídos?
- Você e seu companheiro (a) rolam um em direção ao outro?
- Você fica lutando por mais espaço para se sentir mais confortável?
- Se sente incomodado caso tiver que mostrar seu colchão a um familiar ou a um amigo. Caso você não esteja tendo uma boa noite de sono tão bem como deveria, é sinal que sua cama ou o seu colchão podem estar prejudicando seu sono. Bom se alguns itens destes acima está acontecendo com o seu colchão, é sinal que já é hora de trocá-lo. Ter uma boa noite de sono é muito importante, pois é ela que vai garantir muitas vezes de como será o seu dia. Conheça alguns itens importantes de um colchão. Conforto: O colchão não deve ser duro demais. Hoje em dia, existe colchões que são confeccionados com materiais de alta qualidade, acolchoados e tratamento de superfície. Suporte: Quando escolher um colchão, tenha em mente que seu corpo deve relaxar e que sua coluna deve manter sua curvatura natural. Tendo uma estrutura de boa qualidade e confortável, proporcionando uma postura correta para dormir. Durabilidade: A durabilidade se refere ao tempo do conforto e da sustentação. Um colchão e sua estrutura, se desgastam com o passar do tempo. E você não terá mais o mesmo conforto e sustentação de quando seu conjunto ainda era novo. Conjunto: Colchão e estrados: Os colchões e os estrados foram feitos para trabalharem juntos. Conjuntos que não combinam entre si, como um novo colchão em um velho estrado podem impedir o seu conforto e reduzir a vida útil do colchão.