Dizem que a adolescência é uma das fases mais gostosas da vida, já que as pessoas aproveitam tudo o que tem para aproveitar, sem preocupações e nem nenhum tipo de compromisso. É a época onde se desprendem de tudo e curtem cada momento de suas vidas. É a época onde mais cometem erros, já que as punições não são tão severas e estão em busca da personalidade.
Tudo começa na puberdade, que é o período da vida humana onde os órgãos sexuais amadurecem. Este amadurecimento manifesta-se, nas mulheres, pelo começo da menstruação e nos homens pela produção de sêmen e, em ambos, pelo aumento de tamanho dos genitais externos. Após a puberdade, começa a adolescência, a etapa do amadurecimento entre a infância e a condição de ser adulto. É na adolescência que as pessoas formam seu caráter, decidem seus principais objetivos, e traçam seu destino. A adolescência é uma fase muito difícil, pois também é a época a qual provoca uma revolta nos jovens, que procuram se impor e ditar as regras, e neste caso, cabe aos pais decidirem se deixam seus filhos acharem que podem dominar e controlar o mundo ou se vão impor regras desde então e ensiná-los a cumpri-las e respeitar as pessoas.
Na adolescência, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, o que deixa os jovens muito confusos. É onde eles têm que mostrar esperteza e ter a cabeça no lugar, negando tudo o que houver de ruim, tal como as drogas e o álcool.
Os pais se preocupam muito com os filhos nesta fase, já que ficam impacientes e querem tudo o que desejam. Querem se divertir e não querem que os pais interfiram nesta diversão. Eles buscam a liberdade e desejam que os pais os deixem tomar decisões por eles mesmos.
Apesar de ser uma época bem complicada, cabe aos pais saberem administrar a vida de seus filhos, cobrando algumas coisas, e liberando outras, afinal, para as atitudes erradas existe a repreensão e para a atitude correta, existe a recompensa. Os pais devem mostrar a seus filhos que eles podem confiar em tais, e demonstrar confiança. É o que eles mais precisam nesta fase!