
Durante nossa jornada pela vida com freqüência nos perdemos, cometemos erros isso é inevitável. Quanto tempo demoramos para reparar nossos erros e quando os descobrimos é isso que faz a verdadeira diferença na qualidade de nossa vida.
Algumas pessoas consideram muito difícil abordar alguém a quem magoou, e desculpar-se pelo sofrimento que talvez tenha causado. Quantos relacionamentos pessoais e profissionais poderiam ter sido salvos, quantos lares desfeitos teriam sido evitados, quantos afastamentos entre pais e filhos teriam sido resolvidos se uma das partes envolvidas tivesse tido a coragem de encarar a outra pessoa e dizer: “Sinto muito”, ainda que acreditemos não tê-lo feito com más intenções ou que não erramos, mesmo assim podemos nos desculpar pela dor que a outra pessoa sofreu. Algumas pessoas ficam preocupadas ao dizer sinto muito. Talvez pensem que ao fazê-lo estarão admitindo que erraram, ou talvez temam o que pode acontecer se sua desculpa for rejeitada. No entanto, receberíamos mais respeito do próximo se tivéssemos a coragem de nos desculpar, tudo que diríamos seria sou mais inteligente hoje do que fui ontem, e aprendi alguma coisa nova.
É nossa ira que nos faz entrar numa briga, disse certa vez um sábio, e nosso ego que nos faz continuar nela. Apresente razões que possam justificar seu erro, e por fim apresente sua proposta de paz, porque a desculpa não evita a magoa, mas faz um bom curativo no machucado. Há pessoas que magoam as outras, mas não conseguem pedir desculpas, nunca percebem o erro mas não conseguem assumir o arrependimento,agem dócil, suave, mas a palavrinha mágica da desculpa nada. Falando essa palavra vai revelar que você é uma pessoa humilde e como a humildade não é humilhação, estaremos todos atuando no coração e no inconsciente coletivo e estaremos de bem com a alma.Por que como dizem perdoar é só Deus eu posso desculpar, então se você vier magoar alguém pense bem por mais que seja sem querer que não foi sua intenção tudo bem, mas nunca se esqueça de se desculpar, pois magoar dói.