Hoje em dia é cada vez maior o número de pessoas que sente curiosidade em saber um pouco mais sobre esportes e, maior ainda o número de pessoas que se interessam pelo próprio corpo e saúde.
É por isso que se pode dizer que o mercado de trabalho necessita de profissionais que tenham um comprometimento com a cultura corporal, e é por isso que o curso de educação física tem sido tão procurado.
O profissional de educação física não atua mais só nas escolas, mas também em empresas, lazer, esportes e saúde, proporcionando às pessoas a valorização de uma vida mais saudável, da estética e do envolvimento esportivo na rotina de cada um. Além disso, esse profissional pode também atuar como autônomo, sendo que hoje em dia muitas pessoas querem um professor particular.
O salário dependendo do caso não é muito alto, mas os governos municipal, estadual e federal se empenham em cada vez mais fazer com que esse profissional se sinta valorizado e útil em sociedade por meio de boas remunerações por serviço prestado às comunidades em geral. Outro bom ambiente para trabalhar bem são hospitais e postos de saúde, na companhia de um médico talvez.
Na maior parte do tempo, o profissional de educação física irá ensinar, sendo assim, é importante que, além de ele gostar de esportes que goste também de ensinar.
Esse profissional deve ter um perfil ligado a adquirir cada vez mais conhecimentos sobre sua área, bem como gostar de lidar com pessoas e gostar de dar aulas, já que é isso que ele fará na maior parte do tempo. Um bom profissional também não deve de forma alguma se limitar e se acomodar com aquilo que ele aprende apenas em faculdade, não. Após o término do curso, fazer uma pós graduação e participar de congressos com esses profissionais, por exemplo, é uma grande necessidade.
As escolas e as empresas estão cada vez mais aumentando a demanda desse profissional, sendo assim, é importante que o mesmo seja capaz de atuar com cada vez mais compromisso e seriedade para com a sua função, podendo oferecer um ensino de boa qualidade.