Vivemos numa sociedade que a maioria não acha preconceituosa. Será? Quando vemos um negro entrando num supermercado, o que pensamos? Não soltamos aquela piadinha sem graça? E quando é uma homossexual? Risinhos sempre ecoam pelo salão só pela opção dele ser feliz com um semelhante. O preconceito existem sim, e ainda é mais forte do que imaginamos.
Só quem sofre esse tipo de humilhação, sabe o que é. Não adianta você falar que não tem preconceito, e fazer essa piadas, ou não suportar ao menos ficar perto. De hipocrisia o mundo e o Congresso está cheio. fora o constrangimento a essas pessoas que nada fizeram, apenas possuem gostos diferentes, e ao são da mesma cor, o biótipo americano do padrão de beleza.
A nossa constituição federal é bem realista nesse assunto. Funciona no quinto artigo, o que regula sobre a dignidade da pessoa humana. Lá, no inciso I, IV, entre outros tantos. Fora que se você sofrer algum tipo de ofensa, e se sentir humilhado, você poderá entrar com uma ação indenizatória e uma penal, afinal toda a forma de constrangimento é crime. E em casos assim, não se cale, vendo alguma coisa acontecer, procure seus direitos.