A Rússia prestou uma grande homenagem aos americanos, esculpindo um monumento “A Luta contra o Terrorismo Mundial”, e deixando literalmente sua lagrima ao país. A obra foi inaugurada em 11 de setembro de 2006, às 14h 30m na Península de Bayonne Harbour, Nova Jersey, EUA, “Lagrima”, homenageia as vitimas inocentes e simboliza a luta contra as ações terroristas no mundo.
Ela é criação do escultor russo Zurab Tsereteli, que fizera uma lagrima de inox de 30 metros de altura e 175 toneladas, e cuidadosamente a enviou ao povo americano que a posicionara defronte a Estatua da Liberdade, lembrando das tantas vidas perdidas no ataque terrorista do World Trade Center em onze de setembro.
O presente infelizmente fora pouco divulgado, mas sua simbologia é algo que deve ser posto nos olhos do mundo inteiro, uma mensagem e esperança e um futuro livre do terror, onde os nomes das pessoas mortas no ataque estão inscritos em sua base, para que nunca seja esquecida a crueldade um dia praticada pelo homem a seu semelhante.