Tratamento
A recomendação número 1, para todos os hipertensos, é mudar o estilo de vida. Uma deita adequada associada a uma rotina de exercícios, opera verdadeiros milagres. Alguns pacientes, claro, precisam tomar remédios, às vezes pelo resto da vida. Mas o tratamento leva em conta vários fatores de risco, como tabagismo, níveis de colesterol e história familiar do paciente. Mudanças de vida
Um ponto crítico na prevenção e tratamento da hipertensão é ter um estilo de vida saudável. Você pode baixar sua pressão com as seguintes alterações:
Perder peso, caso você esteja acima do seu peso ideal
Parar de fumar
Ter uma dieta saudável
Reduzir a quantidade de sódio na sua alimentação para uma colher de chá por dia
Fazer exercícios aeróbicos regularmente (como uma caminhada mais rápida por 30 minutos pelo menos, várias vezes na semana) Reduzir a ingestão diária de álcool para duas doses no caso dos homens, e uma para as mulheres
Medicamentos
Há muitos tipos de drogas usadas para tratar a pressão: diuréticos, inibidores da angiotensina, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores de beta e IECAs. Em geral, os diuréticos são o primeiro remédio recomendado para os hipertensos. Mas seu médico pode optar por outra droga. Os Inibidores de Enzima de Conversão de Angiotensina são uma boa opção para quem tem diabetes, por exemplo. Se a sua pressão está 20/10 mm Hg acima daquilo que deveria estar, seu médico pode avaliar o uso de dois remédios para tratá-lo.
Depois de começar um tratamento com remédios para hipertensão, você deverá visitar seu médico pelo menos uma vez por mês até que sua pressão alvo seja atingida. Uma ou duas vezes por ano o médico checará seu soro de potássio e os níveis de magnésio e de creatinina. Depois que você chegar à pressão ideal, você deve continuar indo ao médico a cada três ou seis meses, dependendo do fato de haver outras doenças envolvidas, como insuficiência cardíaca.