Dicas para Ajudar os Filhos a Estudar em Casa

A maioria das crianças detesta fazer tarefas de casa ou então estudar depois da escola, mas por mais que a criança faça birra essas são tarefas importantes que devem ser feitas e, é dever dos pais incentivá-la a estudar para que se saia bem na escola, na faculdade e na vida.

Estudar em casa é algo extremamente entediante para uma criança, afinal de contas depois da escola ela só quer brincar, assistir TV, jogar vídeo game e descansar, mas estudar é algo extremamente necessário que deve fazer parte de sua rotina. Sendo assim confira aqui neste artigo algumas dicas para ajudar os seus filhos a estudar em casa.



Ensine e Ajude Seus Filhos a Estudar em Casa

1. A primeira dica é fazer com que o estudo em casa se torne rotina, ou seja, se torne algo que a criança tenha que fazer todos os dias durante uma hora, por exemplo. O ideal é que a criança estude diariamente as matérias que foram vistas na escola naquele dia, assim consolida a aprendizagem, não acumula assuntos e identifica dúvidas.

2. Encontre um local específico para que a criança possa estudar sem nenhuma distração, barulho ou aborrecimento, um local bem iluminado, espaçoso, confortável e que faça com que ela possa estudar sem que nada a atrapalhe.



3. Organize com seu filho um horário de estudos durante a semana. O ideal é combinar um horário bom para você e para ele, por exemplo, se ele gosta de ver algum programa de TV ou então gosta de dormir um pouco após o almoço, faça que o horário do estudo seja antes ou depois da atividade que ele gosta de fazer durante o dia, assim o estudo não será um “estraga prazeres” e ele irá estudar com mais energia e disposição.

4. Estimule seu filho a ser curioso, ou seja, a fazer pesquisas sobre assuntos que aprendeu na escola ou algo que tenha a ver com as matérias que mais gosta assim você estará incentivando-o a estudar de uma maneira mais descontraída.



5. Caso ele não tenha entendido algo durante o estudo ou a lição de casa tente explicar com algum objeto a sua volta ou então com um exemplo que envolva algo que ele goste e que prenda sua atenção, pois assim a aprendizagem será algo divertido e despertará o interesse de seu filho.

6. Não estimule a memorização dos temas estudados, peça sempre para que seu filho explique o que entendeu e, quando for auxilia-lo nas tarefas de casa, deixe que ele mesmo leia o enunciado das questões e que explique a você o que é preciso fazer, isso estimula o desenvolvimento da habilidade de compreensão.



7. Assim que seu filho terminar a lição de casa revise a mesma e, se algo estiver errado faça a questão junto a ele para que ele aprenda e veja onde errou. Caso ele tenha alguma dúvida ajude-o explicando calmamente até que ele a compreenda, agora, se não puder ajuda-lo anote essa dúvida e leve para a professora dele para que ela possa ajuda-lo a compreendê-la.

8. Não obrigue que seu filho estude ou faça a lição de casa, converse com ele e faça com que o mesmo entenda por que ele precisa estudar e fazer as tarefas de casa. Seja sempre paciente e compreensiva, assim tudo dará certo.