Cuidados na Alimentação para quem tem Diabetes

A alimentação para as pessoas que tem diabetes precisa ter o dobro de atenção, isso porque milhares de pessoas não sabem o que comer e muitas nem sabe que possui a diabetes. Há dois tipos de diabetes, a tipo 1 e tipo 2 e antes de qualquer reeducação alimentar é preciso saber qual é a que você tem. Ela é uma disfunção que afeta o seu metabolismo e o número só vem aumentando ao longo dos anos.

O tipo 2 é o que mais atinge as pessoas, acontecendo por conta dos maus hábitos alimentares e atingem crianças e adolescentes. As células precisam ter glicose dentro delas e quem faz esta função no organismo é a insulina. Quem sobre de diabetes não produz o hormônio insulina, o que faz com que a glicose não chegue às células. O que comemos se transforma em glicose e é o que nos dá combustível para ficar o dia inteiro na ativa. E o açúcar (glicose) ao contrário do que muitos pensam não está apenas no açúcar em si, mas também nos alimentos, por isso é preciso tomar cuidado com ele, pois ele pode ser um grande vilão.


A dieta para quem tem diabetes é apostar em nas fibras, isso porque elas regulam o nível de glicose. Ou seja, alimentos integrais é uma das dicas. O equilíbrio é dado pelo cromo do nosso organismo e eles são encontrados em alimentos como cacau em pó sem açúcar, feijão, cebola, ovos, entre outros.



Veja mais algumas informações: Carboidratos simples e açúcar não precisam ser totalmente cortados da dieta de um diabético, mas precisa se atentar e muito em questão da quantidade porque ela sim interfere e muito na vida de uma pessoa. No geral uma dieta de diabéticos devem ser 50% constituída de carboidrato. 

Outro ponto que deve levar em consideração é o açúcar das frutas, isso porque pode não parecer, mas quando elas são ingeridas em excesso podem trazer problemas à saúde. De quatro a cinco porções é pedido pelos médico para um diabético, porém as frutas que tem menos calorias para que não interfira.