Tratamentos para Ansiedade

A ansiedade atinge milhões de pessoas em todo o mundo em diferentes graus. As pessoas em geral são ansiosas, mas por motivos do dia a dia como um evento que precisam esperar, uma resposta, um amigo que está para chegar, resultados de provas, entre outros. Porém, há casos que são perigosos e chegam ao extremo. Não há cura para ansiedade, mas existem diversos tratamentos que ajudam e muito uma pessoa com o problema.

O alívio para este problema é o que se procura, principalmente em medicinas alternativas. E ressaltando que os transtornos de depressão e humor são menos frequentes que o da ansiedade.

Opções de Tratamento

Os tratamentos são classificados em leves, moderados e graves. Os leves são os considerados obsessivo compulsivo em crianças e também fobias especificas. A terapia cognitivo-comportamental melhora o quadro.

Para quem o problema é moderado precisa além de terapia como tratamento e outras alternativas, o tratamento com remédios para que não sofra.

E o grave que é o mais preocupante em qualquer que seja a pessoa e já existem tratamentos modernos que prometem promoção de saúde para estas pessoas. Alguns deles são:

Processo – É mais uma prática terapêutica e que foi inspirada no livro “O processo”. Neste processo uma espécie de julgamento é criado para as pessoas com autoacusações reais como “eu não insignificante”. Essa nova terapia pretende fazer com que as pessoas tenham uma melhor visa sobre si, assim reduzindo a negatividade que as cerca.

Neurofeedback – Um treinamento especifico é dado ao cérebro para que ele passe a agir como se não tivesse a doença, assim a pessoa deixa de agir como estava agindo antes, age de maneira que não abre portas para que a ansiedade apareça.

Estimulação magnética transcraniana – Esta estimulação ainda está em teste, mas se der certo ela consiste em aplicação de energia magnética em pontos do cérebro que a ansiedade atua, assim irá reequilibrar a atividade dos neurônios.

Realidade virtual - Sem querer já é utilizado no nosso dia a dia. Ele consiste em expor o paciente em situações que o ajudem a fugir do pensamento ansioso que tem. Pois, quando isso acontece na vida real ele precisa saber desviar para ficar tranquilo.


Para as pessoas que tem ansiedade leve e moderada aconselha-se atividades físicas como caminhada, corrida, natação, ou seja, o que as faz ficar livre do pensamento, o que faz a pessoa ficar leve. Em muitos casos para as crianças a ecoterapia é indicada. Para as pessoas mais velhas um simples gesto pode ajudar, e ele é a respiração. Passar a respirar da maneira correta pode lhe fazer controlar todos os pensamentos ansiosos que tem.