Dicas para Pilotar Moto

Pilotar uma moto exige muitos cuidados, em especial nos dias de grande trânsito. As pessoas que tiraram carta há pouco tempo geralmente possuem um pouco mais de medo ao sair na rua e por este motivo precisam redobrar a sua atenção nos momentos de bastante trânsito e na estrada.


  • Areia é um dos pontos em que mais deve prestar atenção. O que as pessoas mais fazem é quando estão na areia diminuírem a velocidade da moto para que consigam driblar o desafio. E está incorreto. O ideal é que você acelere a moto e mantenha sempre constante para que consiga deixá-la em linha reta e, se for possível, ficar de pé na moto, pois isso faz com que ela fique mais reta e não tende a cair.
  • Faixa de pedestre é outro item que ninguém dá importância, mas escorrega. Isso é o que basta para você cair e provocar um acidente. As mulheres principalmente que utilizar sandálias e sapatos que não são tênis precisam tomar mais atenção quanto a isso.
  • Mantenha se sempre visível para os veículos que estão a sua frente. Muitos dos acidentes ocorrem justamente porque a moto está em um local que não consegue ver, portanto, mantenha se nos retrovisores para não correr riscos de acidentes.
  • Faça a manutenção antes de colocar na estrada. Na estrada tudo se torna perigoso dobrado, portanto, é preciso estar consciente do que faz e em hipótese alguma dirigir embriagado de moto em uma estrada. Compre as roupas corretas e faça uma boa viagem, mas não faça estragos.
  • Cuidado com os dias de chuva e de calor. Com os dias de chuva tanto as motos quanto os carros precisam de um tempo maior de frenagem e as motos em especial é preciso tomar muito mais cuidado pelo fato delas derraparem nestes casos. O tempo de calor ao contrário do que parece, também é perigoso, afinal os motociclistas aumentam a velocidade da moto para sentirem o vento e assim se refrescar e acabam desrespeitando algumas regras que são importantíssimas, sendo uma delas o sinal vermelho.