Como Ingressar para o Exército Brasileiro

O exército brasileiro sempre precisa de recrutas para que ajudem o país quando precisar. Homens são obrigados a fazer o tiro de guerra, quando não fazem ficam sem vários direitos, afinal todos os locais necessitam da declaração de que você prestou o exército ou então que foi dispensado. E ao contrário do que muitos pensam as mulheres também podem fazer parte do exército, só precisam fazer uma prova.

Como Ingressar?

Mulheres – As mulheres podem entrar para o exército fazendo prova para o EsFCEx que é a Escola de Formação Complementar do Exército e/ou pela IME – Instituto Militar de Engenharia. Para sargento ou oficial temporário precisa ficar atento com as informações de sua cidade, pois é ela que lança quais são as vagas disponíveis.

Homens – Os homens podem entrar no exército a partir dos 16 anos também através de um processo seletivo, com isso consegue entrar na escola preparatória. Geralmente os homens entram para o exército a partir do tiro de guerra que precisam fazer e posteriormente tem mais informações, ficando tudo mais claro para que possam seguir carreira.

Informações Úteis para Quem Desejar o Ingresso

Atualmente, o exército atua em áreas como: Educação e cultura, na Amazônia, Engenharia e Construção, Força da Pacificação, Pessoal, Saúde, Missões de Paz, Meio Ambiente Ciência e tecnologia e muitas outras. É amplo o trabalho que se faz e bonito por estarem fazendo o bem as pessoas.

Através do site Exército Brasileiro é possível encontrar informações do que é a “profissão”, de como ingressar nas mais diferentes cidades, quais áreas você poderá estar atuando e informações para contatos. As informações sobre as escolas preparatórias para o exército tanto masculino quanto feminino podem ser encontradas na página.


O exército brasileiro não ajuda somente em guerras, mas também em missões de paz e caridade para pessoas que precisam de sua ajuda. Todas as atualizações no que diz respeito ao cargo no exército são colocadas no site.