Muita gente já ouviu falar sobre a Constituição Constitucionalista de 1932, inclusive no dia 09 de julho é feriado em todo estado de São Paulo, mas, você sabe o que foi esta revolução? Resumiremos tudo pra você, informando os principais detalhes desta revolução tão importante não somente para os paulistas, mas também para o Brasil.
O dia 09 de julho, dia do feriado no estado de São Paulo, é o dia em que se iniciou a revolução de 32. Durante a primeira metade do século XX, o estado de São Paulo era um dos estados mais ricos da nação, pois tinha como principal produto o café, que ao lado do estado de Minas Gerais formavam os estados mais ricos do Brasil, sendo que os mineiros eram fortes produtores de leite, foi aí que então nasceu a República do café-com-leite.
Durante esta república firmada entre São Paulo e Minas Gerais, se alternavam na presidência do Brasil os governadores de São Paulo e Minas Gerais, justamente por serem os estados mais ricos e também populosos da nação. No início do ano de 1929, Washington Luís, o governador da época, ao nomear Júlio Prestes (paulista) com o apoio de 17 estados da nação, acabou tomando a vez de Minas Gerais no revezamento pela presidência nacional, o que acabou rompendo a política do café-com-leite, que vinha sendo aplicada desde 1906, com o governo de Afonso Pena.
De acordo com o revezamento, o governador da vez deveria ser um de Minas Gerais, porém, Washington Luís, depois de consultar todos os governos de estado, que eram 20, recebeu apoio de 17 deles para eleger Júlio Prestes, que era paulista, foi quando os mineiros rompem-se com São Paulo e decidem se unir aos gaúchos no congresso nacional, e agora juntos, prometem apoiar Getúlio Vargas contra Júlio Prestes para a presidência.
Embora aparentemente a intenção dos mineiros e gaúchos, que formaram a chamada “Aliança Liberal”, fosse impedir a eleição de Júlio Prestes, o grande foco desta aliança era contra o estado de São Paulo, e não contra a eleição do candidato apontado por Washington Luís, então foi aí que o Júlio Prestes derrotou com uma vantagem imensa Getúlio Vargas, e este foi o ponto em que oposicionistas resolveram antes da posse de Júlio Prestes se unir para impedir este ato, foi então que começou a revolução de 30, com rebeldes tomando três estados que irradiaram a revolução (Rio Grande do Sul, Paraíba e Minas Gerais).
Resumindo: A Aliança Liberal conseguiu derrubar Júlio antes mesmo de sua posse, dando então a Getúlio Vargas, que começou a mudar totalmente a democracia brasileira, impondo logo de cara uma ditadura, suspendeu a atual constituição e ainda nomeou interventores em todos os estados, com exceção é claro de Minas Gerais, provando ainda mais que o motivo desta reviravolta toda era exclusivamente com São Paulo.
Dois anos se passaram e então o estado de São Paulo, que estava a mercê de Getúlio Vargas, decidiu criar uma revolução para derrubá-lo do poder, foi aí que tudo começou.