Mandar bem na entrevista de emprego

Entrevista de emprego é muitas vezes um grande tabu para uma boa parte dos candidatos a um emprego, afinal de contas são feitas perguntas diretamente e você deve ser o mais franco possível, além de não demonstrar nervosismo, ser seguro e direto em suas respostas, pois é este o perfil do profissional que as empresas buscam. Existem alguns macetes para você que vai fazer uma entrevista de emprego e está de certa forma receoso com isso, basta que você fique atento à eles e certamente você se sentirá bem mais solto na hora da entrevista.
O primeiro passo começa antes mesmo de ir para o local da entrevista, começa em casa na hora de escolher uma roupa adequada e dar uma boa arrumada no visual, isto é imprescindível e muito notado pelos entrevistadores. Após vestir-se bem e adequadamente para um ambiente totalmente profissional, lembre-se de sob hipótese alguma utilizar gírias ou cacoetes linguísticos na hora da entrevista, pois a pessoa que lhe estará entrevistando quer ouvir de você uma linguagem culta e direta.
Procure sempre se alimentar bem antes de ir para o local marcado e também procure chegar ao menos trinta minutos antes, para evitar imprevistos que lhe atrapalhem na hora. Ao chegar no local mostre-se comunicativo, pergunte, tire informações e mantenha-se seguro de si mesmo, porém, caso perceba que está nervoso procure beber um como d’agua e tomar um ar fresco, mantendo o foco e o objetivo em ser comunicativo e coerente na entrevista.
Ao entrar na sala, que na maioria das vezes estará composta por uma ou mais pessoas lhe questionando dados sobre seu currículo, perguntas do tipo “Porque motivo deveríamos lhe contratar”, “aponte-nos seus defeitos e qualidades”, “aponte uma ocasião na qual você ofereceu uma solução prática”, entre outras, é nesta hora que você deve ficar atento a você mesmo, evite falar o desnecessário, fale sempre olhando nos olhos do entrevistador, pois isto transparece-lhe segurança. Evite ficar com pés ou mãos balançando, pois estudos apontam que isto é nervosismo.