Sendo um acontecimento muito pouco conhecido e que também é responsável por causar muito espanto nas pessoas. Para que tenha uma noção ela nada mais é do que uma condição de paralisia temporária de todo o corpo, que acontece logo depois do despertar da pessoa, ou até mesmo mais raramente depois da pessoa dormir. Durante um sono mais profundo que é chamado de REM, o corpo sofre uma paralisia fisiológica, que é conhecida como atonia REM, que ajuda na preservação da integridade física do organismo, por conta de que se uma pessoas se meche de mais ao dormir ela pode acabar de machucando.
Este evento natural esta inteiramente ligado com a paralisia do sono, onde o cérebro desperta do REM, porem, a paralisia do corpo continua, assim resultando no que a pessoas fica complemente consciente mas incapaz de se mexer. Onde em casos piores o individuo pode ter alucinações, onde ele literalmente sonha acordado.
Esse tipo de caos é muito comum de se ouvir, onde as pessoas se vêem deitadas na cama, porem não são capazes de se mover, onde isso também pode explicar relatos de abduções alienígenas e também em experiências sobrenaturais ou possíveis encontros com espíritos. Muitas vezes as pessoas por terem este tipo de alucinação podem achar que o fato não passou de um sonho, assim levando tudo de uma forma mais natural.
O principal sintoma da paralisia do sono é que a pessoa é incapaz de se mover as partes do corpo, tendo apenas o controle mínimo na respiração e nos olhos, sendo mais comum de se acontecer quando a pessoa desperta podem o cérebro ainda pensa estar dormindo. É possível que o paciente escute sons estranhos ou que até mesmo sinta a presença de alguém, sendo manifestações muito parecida com sonhos.
A grande maioria das pessoas não precisam de um tratamento para este mal, sendo que ela tem que se eliminar alguns hábitos que podem fazer com que ela se relacione melhor com o desenvolvimento do problema. Assim pode melhor para a qualidade do sono para ajudar a evitar este tipo de problema, sendo que deve ser dormido no mínimo seis horas por dia, sendo que em alguns casos o uso de estimulantes para o sono e também antidepressivos podem ajudar a melhorar ou até mesmo prevenir o problema, porem devem ser indicados por um medico especialista.