Emprego para cuidar de idoso




Para quem não sabe, uma das áreas em que se precisa muito de pessoas para trabalhar é como cuidador de idosos. Sim, hoje em dia as famílias estão em alguns casos abrindo mão dos cuidados de enfermeiros e substituindo isso para pessoas que têm menos instrução, mas que tem características como responsabilidade e paciência. É claro que, quando a pessoa tem noções de enfermagem, sem dúvida isso se torna um diferencial na hora da contratação, mas é importante salientar que, há cursos profissionalizantes na área de cuidador de idosos, e ter um curso desse já te abre caminhos para atuar como um profissional da área.




Além de tudo isso, outra coisa interessante é que esse tipo de trabalho não é valorizado e procurado apenas em grandes cidades ou metrópoles, mas em cidades do interior ou menores, ele também é bem solicitado, e o valor piso para esse serviço, segundo pesquisas é de R$ 1000,00, no mínimo. Dependendo de quanto tempo de seu dia, semana e mês você tenha de dedicar a uma pessoa como cuidador, disso irá variar seu salário. Tem pessoas que pagam ate mesmo dois turnos, tendo dois funcionários, e geralmente a escala de horas para esses profissionais na maioria dos casos é de 12 horas diárias com uma folga por semana, mas isso tudo vai da conversa e do que a família precisa ou deseja.
Para quem gosta de cuidar de pessoas, essa pode ser uma atividade prazerosa, afinal, é uma vida que está ali dependendo de quem está cuidando. Sim, nesse trabalho é importante salientar que, atividades como dar medicamentos na hora certa, levar ao médico, alimentar o idoso na hora certa, trocar fraldas se necessário, e dar banho são necessárias. 


 Mas o mais importante é tratar o idoso com respeito e dignidade, principalmente se ele ainda estiver lúcido, e gostar de conversar.
Isso requer certa medida de paciência, mas é necessária para o bem-estar do idoso e o seu próprio, sendo que a relação entre vocês pode ser bem melhor se tiver conversa, atenção e compreensão. Se você gostaria de trabalhar como cuidador de idoso, uma dica é procurar agencias de emprego de sua cidade, geralmente as famílias divulgam vagas desse tipo lá. E também já é uma forma de você saber antecipadamente quanto eles pagam, qual é o horário de trabalho e até mesmo algumas das exigências dessas famílias.
Se quiser se especializar nisso, pode fazer tanto o curso de cuidador como um técnico em auxiliar de enfermagem, porque o que vai contar mesmo é a sua paciência com a pessoa de quem vai cuidar.