Como alugar a casa ideal






Atualmente no Brasil milhões de famílias vivem hoje pagando aluguel, uma vez que o sonho da casa própria ainda é uma realidade distante de muita gente, o pagamento mensal por uma residência é a saída de muitos, principalmente para as pessoas que estão começando a vida agora e querem constituir primeiro um lar para depois sim pensar em construir ou comprar a tão sonhada casa própria.
Acontece que para viver de aluguel não é simplesmente escolher qualquer casa e fechar contrato logo de cara, é necessário observar diversos aspectos, nos quais você irá encontrar neste texto que visa facilitar sua escolha na hora de alugar a sua casa, para não cair em furadas e nem se arrepender depois.



O primeiro passo obviamente é encontrar um imóvel num local onde você sinta-se bem. Se for mudar de cidade ou pra algum bairro que você não conheça, tire informações com vizinhos, amigos, pela internet, faça uma busca antes sobre como é visto o bairro pela sociedade, se é um local seguro, tranquilo, se o índice de violência não é alto, se é um bairro bem iluminado a noite, e tudo mais que você tenha como prioridade.
Após encontrar o imóvel, é hora de visitá-lo. Encontrar os defeitos de um imóvel é muito importante durante sua primeira visita, onde você ainda não terá assinado nenhum contrato, pois caso você venha a fechar com a imobiliária ou o proprietário posteriormente, você já poderá se queixar de eventuais problemas ou defeitos antes de negociar o preço final do aluguel, e dependendo das condições dos problemas do imóvel, isto pode acarretar no barateamento do custo por mês do imóvel.



Feito a visita e tendo gostado da casa, procure negociar o quanto antes com o responsável pelo imóvel, seja ele uma pessoa física ou uma pessoa jurídica (imobiliária), pois se o imóvel interessou para você, pode ser que interesse também para outras pessoas, e na medida que o tempo passa você poderá perder a chance de alugar o mesmo. Se você for alugar através da imobiliária é só providenciar todos os documentos necessários para a liberação do imóvel, lembre-se também de ter um bom fiador para você conseguir obter êxito em sua locação.
Entregue todos os documentos na imobiliária, leia o contrato, tire dúvidas e somente depois de tudo muito bem esclarecido assine o contrato e entregue-o para o proprietário, a partir daí então o cuidado e manutenção do imóvel passa ser de única e exclusiva responsabilidade sua.