Conheça alguns dos maiores vencedores de todas as Olimpíadas



De 4 em 4 anos o mundo, de certa maneira, pára para acompanhar os Jogos Olímpicos. Além de todas as modalidades esportivas envolvidas, existe também um show a parte nas cerimônias de abertura e encerramento que chama muito a atenção do público. As Olimpíadas é uma festa espetacular que envolve muitos países, e a competitividade é constante, a briga pelas medalhas de ouro em cada modalidade é acirrada, como pode ser visto nesse ano em Londres. Mesmo assim, existem ao longo de toda a história dos jogos, alguns atletas que se destacaram sobre os demais e são os recordistas em conquistar medalhas.

Conheça alguns dos maiores atletas de todas as Olimpíadas. Michael Phelps – são dezenove medalhas no total, sendo 15 de ouro (6 em Antenas, 2008; 8 em Pequim, 2008 e 1 em Londres, 2012. E o americano chega à Londres com chance de conquistar mais três títulos e, assim, ampliar o seu número de conquistas. Se tornando o maior vencedor de medalhas nas Olimpíadas de todos os tempos. Paavo Nurmi – o finlandês, que é considerado o maior corredor da história, tem nove medalhas de ouro e três de prata, conquistadas nas Olimpíadas de Antuérpia-1920, Paris-1924 e Amsterdã-1928, nas provas com distância entre três mil e dez mil metros. Nikokai Andrianov – com 15 medalhas Olímpicas, o recorde do ginasta soviético, durante muito tempo, parecia imbatível.

São sete medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze, conquistas em Monique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980. Mark Spitz – depois de um desempenho “frustrado” em 1968, na cidade do México, onde Spitz conseguiu apenas duas medalhas douradas (a projeção era de 6 títulos), o nadador americano voltou aos jogos quatro anos depois, em Monique, e cravou mais 7 ouros, com quebra de recordes mundiais em todas as provas. Teófilo Stevenson – o boxeador cubano, que recusou se profissionalizar para continuar competindo, é tricampeão olímpico (Munique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980). E a quarta medalha só não veio porque Cuba boicotou o evento de Los-Angeles, nos Estados Unidos.