Bilhete Único – O que é, Como Funciona?


Para as pessoas que precisam de condução todos os dias para ir trabalhar ou então que viajam bastante para locais onde são aceitos o bilhete único é preciso que faça o seu. Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, duas capitais onde se tem milhares de passageiros diariamente tanto de metrô quanto de ônibus os bilhetes são muito utilizados.

O que é e Como Funciona o Bilhete Único?

É um cartão onde os passageiros compram e colocam créditos e a cada local que passa que utilizam o mesmo é debitado. Para os que usam diariamente é muito mais fácil usar o bilhete que ficar comprando passagem por passagem. E este cartão é aceito nos metrôs e também nos ônibus das cidades. De domingo é debitado uma única vez e pode ser utilizado por horas.

Para as empresas o sistema é o mesmo, porém a cada local que passa é debitado, inclusive de domingo. Dentro do metrô para fazer baldeações, ou mudar de estação não é pago nada desde que não tenha que sair do local. No entanto, se for usado uma vez no metrô e uma vez no ônibus são duas tarifas debitadas.

Acabado os seus créditos basta recarregar em uma das lojinhas que aceitam, na própria estação de metrô, e até mesmo em farmácias. Há um valor mínimo para recarga, onde menos obviamente não é aceito. Não é possível passar duas pessoas através do mesmo bilhete, isso porque quando você passa naquele local o sistema já registrou que acabou de passar, não sendo possível realizar duas passagens ao mesmo horário.

Para ter o cartão basta apenas seguir até um metrô ou local de venda para cartão e comprar ele com a recarga para usufruir dos benefícios.

Vantagem de Ter o Bilhete Único


O bilhete único tem a vantagem colocar créditos e sair apenas com ele na rua, diminuindo as chances de furto. Sem contar que levando o cartão onde quiser é mais fácil para carregar e não precisa de nenhum espaço, pois ele é pequeno e pode ser colocado em qualquer local. E acabando os créditos basta colocar mais para continuar utilizando.