Saiba sobre os principais sistemas operacionais de aparelhos móveis

O mundo da tecnologia impressiona e a cada dia novas coisas são lançadas no mercado, nos deixando boquiabertos e fascinados. A tecnologia é violenta e em questão de meses ou até semanas uma coisa que foi lançada hoje pode estar ultrapassada já. É essa a dura realidade.

E o que vem chamando muito a atenção no mundo tecnológico são os aparelhos móveis como smartphones e tablets, que possuem muitas funcionalidades deixando a interatividade garantida. Um fato que ajuda no sucesso desses aparelhos é o sistema operacional, que garante a velocidade, segurança e interatividade por parte do usuário. Muitos sistemas operacionais são famosos nesse setor, mas o que lidera o mercado de plataformas móveis é o iOS, produzido e distribuído pela potência máxima da informática, Apple.

O sistema operacional iOS, da Apple, lidera o mercado de plataformas móveis no mundo – presentes em smartphones e tablets –, conforme os últimos dados da empresa Net Applications. A pesquisa mostra que o iOS continua em constante e rápida evolução.

A plataforma atingiu participação de mercado de 65,3% em junho, no mesmo período do ano passado a marca era 52,4%. Embora em segundo lugar, o Android, que também é muito conhecido e utilizado, também aumentou sua fatia de mercado, que alcançou 19,7% no mês de junho em comparação com os 14,3% que tinha em junho do ano passado.

Em terceiro lugar ficou o Java ME, plataforma presente em smartphones, com participação de 10,2%. O BlackBerry OS, da RIM, alcançou a quarta posição, com fatia de 1,9%, enquanto o Symbian, da Nokia, ficou com 1,5%. Em sexto lugar apareceu o Windows Phone com apenas 0,6%. Ao analisar os resultados por dispositivo, o iPad era o líder em junho, com fatia de 36,7%, seguido pelo iPhone, com 26,8%.

O Android 2.3 ficou em terceiro lugar. Entre os vinte e quatro sistemas operacionais móveis pesquisados, nove eram versões do Android, plataforma do Google, o que mostra que além de ser um sistema operacional muito bom e utilizado, também é um primórdio para outras versões que tendem a ser elaboradas para determinado objetivo, mais ou menos como acontece com o Unix, que tem várias versões para desktop.