Meios deTransporte de São Paulo


As grandes cidades possuem muitas coisas boas, diversidade cultural, profissional, entretenimento em abundância, mas também possuem muitos problemas como número muito alto de habitantes,problemas de segurança e na saúde, e também problemas nos meios de transporte.


Por ter muitas pessoas, os meios de transporte sempre parecem ser poucos, e na verdade são mesmo. Na cidade de São Paulo, por exemplo, que possui quase 12 milhões de habitantes e na região da Grande São Paulo que possui quase 22 milhões de pessoas, o transporte público é um caos, tanto em transporte coletivo como individual.


Nos transportes coletivos, como metrôs, ônibus, vans tens os problemas são a superlotação, principalmente nos horários de pico que vão das 5 as 9 da manhã e das 5 as 7 da tarde, andar de metrô e trem durante esses horários não é fácil, tem de ter muita paciência em esperar uma lotação com menos pessoas ou se arriscar nos apertos.


Os meios de transporte individuais como automóveis e motos também não tem vida fácil em São Paulo, pois são muitos carros diariamente nas ruas, mesmo com o rodízio de placas que acontece não adianta, e com isso o trânsito é gigantesco, principalmente nos horários de pico também. E moto fica mais perigoso, pois tem muitos carros e a moto não tem muita segurança, pessoa fica sujeita a sorte.


Outro fator importante em relação aos meios de transporte é a poluição ambiental. Segundo dados do Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental (Inaira), 90% da poluição atmosférica em São Paulo é gerada por carros, motos e caminhões. O transporte individual é responsável por 45% dos deslocamentos na cidade, enquanto o transporte público corresponde a 55%. Entre os meios de transporte de massa, os ônibus são responsáveis por levar 71% dos passageiros, o metrô fica com 24% e o trem, com 5%.


De acordo com os pesquisadores, enquanto três pistas de carro em uma avenida como a marginal do rio Tietê têm capacidade de transportar 5,45 mil passageiros por hora, uma pista de ônibus leva até 6,7 mil pessoas e um trilho de metrô, 60 mil.