A evolução dos celulares


A constante evolução tecnológica é assustadora, pois a cada dia são lançadas novas coisas no mercado que nos aguçam. Um exemplo de tecnologia que temos contato diariamente e sempre queremos os mais novos, são os celulares. Os aparelhos celulares hoje em dia são finíssimos e de design moderno, que chama muita nossa atenção. Mas nem sempre foi assim.


O primeiro celular, Motorola DynaTAC, foi apresentado ao mundo pelo ex-empregado da Motorola Martin em 3 de abril de 1974 (cerca de um ano após a sua criação), mas apenas quase uma década depois o telefone particular finalmente chegou a público, era uma aparelho gigante, muito diferente desses de hoje em dia. Mas foi na década de 90 que começou a expansão de celulares, e foi nessa mesma década 90 que o tipo de tecnologia moderna de celular que você vê todos os dias começou a se formar.


Foi nesse período que surgiram as primeiras mensagens de texto, o tão querido SMS, apareceram processadores de sinais digitais e de alta tecnologia. Em 1996 surgiu o primeiro telefone com flip Meia década após o lançamento do MicroTAC, a Motorola lançou uma atualização conhecido como o StarTAC. Inspirado por seu antecessor, o StarTAC se tornou o primeiro telefone flip de verdade. Com o passar de meses as tecnologias de celulares foram evoluindo violentamente.


E o seu ápice está no novo milênio que trouxe o surgimento de câmeras integradas, redes 3G/GPRS/EDGE e smartphones esse que se tornou um objeto indispensável, pois fez possível a navegação na Internet, ler e editar arquivos de textos, planilhas e acessar seus e-mails de forma rápida. Foi nesse período que surgiu o primeiro telefone bluetooth, T36 Ericsson, permitindo assim aos consumidores a conexão sem fio em seus telefones para seus computadores. De lá pra cá a tendência foi o aprimoramento nas câmeras, rapidez de navegação e processamento, melhor performance e diminuição do tamanho.


Um marco na área de celulares foi em 2007, quando a Apple entrou no setor de telefonia celular, substituindo o teclado convencional por um teclado touchscreen multi-touch que permitia que os clientes se sentissem como se estivessem fisicamente manipulando as os aplicativos do celular com os dedos: clicar em links, alongar/encolher fotos e folhear álbuns.


Além disso, ele trouxe a primeira plataforma cheia de recursos para telefones celulares. Era como se eles pegassem um sistema operacional de um computador e colocassem em um minúsculo telefone. Atualmente, a tecnologia 4G está em ascensão, o iPhone está em sua quinta geração e os smartphones mais tecnológicos podem gravar vídeos FullHD, reproduzir filmes completos e servir como um hotspot móvel para outros dispositivos. Se em tão pouco tempo o celular evoluiu tanto, imaginem quantas ferramentas estarão disponíveis para os próximos anos. A tecnologia é violente, porém beneficiadora.