A esquadrilha da fumaça

Uma coisa que eu tenho toda a certeza é de que o Brasil todo conhece a esquadrilha da fumaça, que sempre traz o seu espetáculo no céu. Esse grupo foi criado oficialmente no ano de mil novecentos e cinqüenta e dois, sendo que é o grupo de demonstração aérea da Força Aérea Brasileira, que também é conhecida pela sigla FAB, onde a mesma é responsável pela divulgação da FAB por todo o território nacional e também internacional.

Esse grupo é composto por treze pilotos ao total, onde todos são treinados e capacitados para todas as manobras aéreas que eles são sujeitos a fazer. Eles pilotam sempre a aeronave T-27 Tucano, que foi projetada pela empresa brasileira de aeronáutica, que é conhecida como Embraer, sendo que o grupo chega a realiza uma media de cem apresentações por ano.

O publico que as demonstrações podem vir a ter sempre é muito grande, onde na maioria das vezes eles têm uma seqüência de cinqüenta e cinco acrobacias que são feitas, onde fazem com que a desempenho deles seja impecável, sem contar que transmite muita adrenalina para quem as assisti. Uma curiosidade é que no ano de 2006 a esquadrilha da fumaça conseguiu alcançar o recorde de 12 aviões em formação de vôo de dorso, assim mostrando todas as suas qualidade e habilidades.

São apelidados como Anjos da Guarda, sendo que eles contam com uma equipe de profissionais graduados e especialista, para que sempre os Tucanos estejam com a sua manutenção em dia. Esses profissionais servem para garantir a segurança, eficiências e também disponibilidade das aeronaves, pra cada vez performances mais bem sucedidas.

Apelidados pelos aviadores de Anjos da Guarda, a Esquadrilha conta com uma equipe de graduados especialistas, responsáveis pela manutenção dos Tucanos. Esses profissionais garantem a segurança, a eficiência e a disponibilidade das aeronaves. Eles possuem mais de três mil e quinhentas demonstrações realizadas em todo o Brasil e no exterior, sendo que a Fumaça sempre representa cada vez mais, a chance de fazer com que as pessoas tenham contato com a FAB, sem contar que fazem com que o seu reconhecimento seja mundialmente.