Regras do Judô

O Judô é um esporte antigo que nasceu no ano de 1882, e é uma arte marcial esportiva. No começo o objetivo do esporte tinha como a defesa pessoal, e também desenvolver o espírito, a mente e o físico. No Brasil demorou um pouco a chegar a arte, sendo apenas no ano de 1992 quando se tinha grande imigração japonesa no país. Ele é feito em um tatame de formato de 14 a 16 metros de lado, e esta luta é rápida, podendo durar até cinco minutos ou quem tiver um ippon primeiro, chegando nele através de pontuação. Ao final da luta se nenhum dos lutadores tiverem um ippon, ganha quem tiver mais vantagens sobre o outro, ou seja, mais pontos sobre o adversário.

O ippon para entender melhor é o ponto completo, como é chamado na luta e possuindo o restante da pontuação:

- Um ippon é quando um dos lutadores consegue imobilizar o outro por trinta segundos no tatame, tendo as costas e ombros no chão. Conseguindo isso acaba-se a luta;

- O Yuko é quando o adversário cai de lado no solo, e vale um terço de ponto, ou seja, um terço do ippon;

- Wazari é um dos mais conhecidos, e vale meio ponto, ou seja, meio do ippon. Este golpe é quando o lutador não consegue aplicar corretamente o ippon e o adversário cai no tatame, porém somente com as costas no chão;

- E o de menos pontuação que é o Koka que é quando se cai no tatame sentado. Este vale um quarto de ponto. Ele pode levar ao fim da luta, mas é mais complicado.

Em uma luta não é permitido em hipótese alguma golpes que sejam no rosto do adversário ou então que possam causar danos como lesões em partes fracas como as vertebras e pescoço. Feito isso em uma luta o lutador infelizmente é penalizado, pois ele é avisado das regras para lugar.

No Brasil quem organiza os campeonatos é a CBJ sendo a Confederação Brasileira de Judô e internacionalmente a IJF (Federação Internacional de Judô).