Um dos grandes pesadelos dos guitarristas são as cordas de guitarra que não se conservam. Isso se dá principalmente para quem tem a mão onde se produz muito suor, com isso as cordas enferrujam e estragam o seu material. A primeira dica que qualquer guitarrista mais experiente dá é que as cordas sejam limpas depois de todos os dias que a guitarra seja usada. Existem produtos específicos para isso, assim conservando-as. O produto chama FastFret.
Esse produto é bom para ser usado, porque além de limpar o encordoamento, ainda faz com que a execução dos movimentos se torne mais rápida. E neste caso é válido lembrar que vem uma flanelinha para que retire todo o excesso, caso contrário depois de algum tempo poderá começar a danificar as cordas.
Não importa qual marca seja a corda da guitarra, elas enferrujaram! Portanto, previna-se para que elas durem mais tempo. Outra coisa que a corda é vulnerável é quanto a umidade e portanto, dentro da própria capa coloque aqueles pequenos saquinhos de gel para evitar a umidade nas cordas.
É importante que todas as vezes que for tocar depois do ensaio é preciso que as limpe, mesmo sendo as mais novas possíveis. Até mesmo porque na mãe não existe somente o suor, mas também gorduras e sujeira que se acumula.
Nunca deixa o seu instrumento de corda em locais propícios para umidade, pois deixando em exposição acabará com as suas cordas.
E para quem está acostumado com a marca Planet Waves poderá utilizar o produto Planet Waves String Cleaner. Esse limpa muito as cordas e remove todas as gorduras ou suor. Até na lubrificação ele ajuda, e a durabilidade da corda fica mais extensa. Ele deve ser aplicado com um pano, de preferência flanela.
Estes produtos para limpar a corda são muito simples de ser encontrado, pois qualquer loja de instrumento musical são vendidos.