Trabalho de Conclusão de Curso


Todos os estudantes que estão prestes a concluir um curso de graduação/curso técnico é obrigado a fazer o trabalho de conclusão de curso. Nele você pesquisará sobre um assunto e o apresentará para uma bancada que fica analisando se você domina o assunto ou não. O seu trabalho pode ser do tipo projeto arquitetônico e/ou urbanístico, estudo de caso, pesquisa de recepção ou revisão bibliográfica. E um “TCC” como os alunos e mestres o chamam.

Mas ele não tão simples quanto parece. Ele deve ser desenvolvido em cima de dados concretos, nada em “achismo”. A ortografia precisa ser perfeita e a sua fala também tem que ser forte e firme para que todos entendam o que quer passar. Muitos trabalhos depois de passado por esta avaliação seguem para um mestrado e doutorado, porém somente em casos que o trabalho esteja perfeito, sem nenhum erro.

Para fazer um “TCC” é preciso ter uma introdução, um desenvolvimento, gráficos, tabelas, pesquisar, tudo que deixe o seu trabalho o mais completo possível em um número adequado de páginas. O tema a ser escolhido no trabalho final é muito importante, pois se pegar um tema que todos pegam pode ser algo que não seja proveitoso, e o que, na verdade uma escola quer do aluno é que ele saia dali com outras visões, com outros projetos, com um desenvolvimento em mentalidade maior que os outros.

E toda a formatação do trabalho também é pré determinada pela formatação no Brasil (normas ABNT). Ele é uma avaliação final do seu curso, e indo mal no trabalho corre o risco de ficar mais um pouco na escola fazendo algumas revisões. Antes de entregar o trabalho você passa o mesmo para um professor orientador, e é ele no caso que deve fazer todas as observações para a sua última correção antes da apresentação para a banca e entrega final do trabalho para a escola.