Estamos nos aproximando do final do ano, logo estaremos entrando no ano de 2012, e consequentemente chegará o feriado mais esperado, o Carnaval. No Rio de Janeiro as preparações para o desfile das escolas de Samba têm início muito antes da data que acontecerá os desfiles, aproximadamente com oito meses de antecedência. O primeiro quesito que é escolhido é o enredo, na qual as escolas de samba no mês de dezembro já gravam o seu enredo e eles podem ser encontrados em lojas. O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é um evento onde cada membro tem um papel especificado. A cada ano as escolas escolhem um tema que será contado através dos desfiles. O tema escolhido deverá ser ilustrado em todos os quesitos. O samba enredo, os carros alegóricos, as fantasias são de acordo com o tema escolhido.
O desfile de cada escola é muito bem organizado. Os figurinos são sempre coloridos e detalhados. Cada escola de samba do Rio possui suas próprias cores que são as cores da sua bandeira. Também possui um figurino próprio, que quanto mais elaboradas e maiores são usadas pelos destaques das escolas. No ano de 2012 as escolas do Rio de Janeiro que desfilarão pelo grupo das escolas especiais são: Imperatriz com o enredo: "Jorge, Amado Jorge". Mangueira com o enredo: "Vou festejar, sou Cacique, sou Mangueira". Mocidade com o enredo: "Por ti, Portinari: Rompendo a tela, à Realidade". Portela com o enredo: “... E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual...". Porto da Pedra com o enredo: "Da seiva materna ao equilíbrio da vida".
Renascer de Jacarepaguá com o enredo: "O Artista da Alegria dá o Tom da Folia". Salgueiro com o enredo: "Cordel Branco e Encarnado". São Clemente com o enredo: "Uma aventura musical na Sapucaí". União da Ilha com o enredo: "De Londres ao Rio: era uma vez... uma Ilha...". Unidos da Tijuca com o enredo: "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão". Vila Isabel com o enredo: "Você Samba Lá... Que Eu Sambo Cá! O Canto Livre de Angola".