
A esquizofrenia é uma doença que atinge aproximadamente 1% da população mundial. Apesar dos avanços da ciência, a esquizofrenia é uma doença crônica, não a cura para essa doença ainda. Portanto é extremamente importante seguir um tratamento para que se evitem novas crises. Existem alguns tipos de Esquizofrenia, a Paranoide é a mais comum e a que também melhor responde ao tratamento. As características são delírios e alucinações. Quem sofre desse tipo de Esquizofrenia pensa que o mundo o persegue. A Desorganizada é o tipo onde o paciente tem problema de concentração, pouca coerência de pensamento e possui um discurso infantil.
A fala é bem desconexa, totalmente se sentido. É uma forma mais grave dessa doença. Catatônica é um tipo onde a pessoa possuiu uma alteração na atividade motora, o paciente passa horas na mesma posição, pode em alguns casos deixar de tomar banho e não ter nenhum cuidado com a higiene pessoal deixa de comer e beber e o tipo menos freqüente. Residual os sintomas é um isolamento social e emoções e pensamentos ilógicos. Simples é pouco freqüente, começa na adolescência com emoções irregulares. Indiferenciada são os casos em que o paciente não se encaixa em nenhum desses tipos citados acima.
A Esquizofrenia é uma doença com muita discriminação e preconceitos. Fiquem atentos aos seus preconceitos, participe do tratamento caso seja alguém da sua família que sofre dessa doença. Troque experiências com outras pessoas para ajudar o membro da sua família. Quem sofre dessa doença necessita do esforço e da dedicação de toda a família. O paciente preciso de um ambiente estruturado e organizado. A recuperação dessa doença é lenta. Não há cura e sim um tratamento para que se controle a doença, então ajude o paciente e participe junto com ele do tratamento.