A herpes é uma doença que trás muitas duvidas para as pessoas, pois é uma doença que trás muitos sintomas e que surge rapidamente. A herpes é uma doença formada por dois vírus o HSV-1 que é a herpes labial e a HSV-2 que é a herpes genital. Infelizmente muitas pessoas sofrem com a herpes e vale a pena lembrar que ela é uma doença extremamente contagiosa, então se você apresenta os sintomas deve ter cuidado redobrado.
Quando a primeira ferida da herpes aparece no seu lábio é o sinal de que você esta mesmo contaminado, e uma vez contaminado, sempre contaminado, não há cura, você ira conviver com a doença e suas feridas pro resto da vida, mas com o passar dos anos as feridas tendem a diminuir e os seus sintomas também. A herpes labial é transmitida através do compartilhamento de saliva com a pessoa que tem o vírus em seu organismo e essa contaminação pode ocorrer mesmo que a pessoa não tenha nenhuma ferida na boca e nem nos lábios. Você pode retratar que esta com a doença cerca de duas semanas depois do contagio, e ela não apresenta nenhum sintoma. O incomodo da ferida dura em media de 2 a 4 semanas para desaparecer totalmente, durante a ferida estar no lábio a pessoa sente dor, incomodo ate que a ferida cicatrize e se feche, mas em alguns casos a pessoa pode ter sintomas semelhantes aos sintomas de uma gripe. A doença se prolifera muito rápido e o aparecimento das feridas podem ser de 5 vezes ao ano, mas como já citei acima, com o passar dos anos isso diminui.
Os sintomas quando a herpes estoura nos lábios é: ardência, formigamento, coceira, queimação e dor. Ambos podem ser acarretados devido a estresse, álcool, cafeína, relações sexuais, menstruação e doenças. O contaminado nunca deve compartilhar copos e talheres com outras pessoas, o vírus HSV-1 pode se transformar no HSV-2 através de relação sexual com um contaminado pelo vírus. Se apresentar os sintomas procure um medico e inicie o tratamento a base de remédios antivirais, e saiba que não há cura.