Como tratar a fibromialgia

Como tratar a fibromialgia


A doença fibromialgia é uma doença ainda um tanto quanto desconhecida para algumas pessoas, pois ela não é tão comum. A doença fibromialgia é uma doença desconhecida até mesmo para os médicos, ela age nos músculos causando muita dor, mas ela não é detectada nem mesmo por exames físicos e nem por exames complementares. Quem sofre com essa doença sofre muito com as dores musculares, sente muito cansaço e ambos sintomas são extremamente significativos. Devido a essa falta de informações que a medicina tem sobre essa doença e as suas causas ela foi denominada uma doença crônica totalmente Psicossomática, que é quer dizer que ela é uma doença psicológica e não orgânica, o que há faz ser mais duvidosa ainda. Mas essa denominação não permaneceu por muito tempo, pois no ano de 1987 um medico descobriu que a fibromialgia se trava de uma doença real.

Depois dessa comprovação feita por esse medico, outros médicos afirmam que mesmo ela causando tanta dor nos músculos ela não se trata nem de uma doença muscular e nem de uma doença nas juntas do corpo. Hoje eles usam a teoria de quem sofre com essa doença é porque ele tem um cérebro muito mais sensível a dor e qualquer coisa se torna extremamente insuportável de se suportar. Devido e essas informações a doença é tratada com analgésicos que amenizam a dor, e quem tem um histórico familiar onde existem portadores da doença na família se torna 8x mais fácil de adquirir a mesma. Ela tende a atingir pessoas que possuem entre 35 e 55 anos de idade, ela é mais comum entre as mulheres e se manifesta devido a movimentos repetitivos, cansaço, estresse e problemas psicológicos. Também foi comprovado que cerca de 8% dos adultos sofrem com essa doença e 2% dos jovens também sofrem.

A pessoa sente muita dor, mas na verdade a dor é mínima, os principais pontos de dor das pessoas é a cabeça e fadiga crônica. O tratamento é feito por psicólogos, reumatologistas, fisioterapeuta e em alguns casos psiquiatras. A cura depende da pessoa, ter bons pensamentos e acreditar na cura, pois ela é psicológica, e os exercícios físicos também ajudam bastante. E elas também deve evitar bebidas alcoólicas e cigarros.