O que fazer em caso de desemprego


Um fator realista em nossos dias é a incerteza da economia, um dia há vagas de empregos sobrando, no outro uma empresa de grande porte demite 40% dos funcionários. Devido à essa incerteza, as pessoas tendem a se preocupar com o desemprego e a crise pela qual podem passar caso isso aconteça com elas, é também a sua preocupação?

Sendo o trabalho parte da nossa identidade, é um tanto frustrante passar pelo desemprego, além de o mesmo poder ser a causa de uma depressão e de insatisfação com a vida. Por essa razão, é fundamental saber como lidar com a situação caso aconteça em sua vida, veja algumas dicas que podem ser de ajuda para passar essa fase ruim de uma maneira digna e feliz.

Situação financeira. Se você ficar desempregado hoje, com as suas economias e o que você tem a receber você conseguirá se manter por seis meses? Se não, seria bom além de começar a procurar um novo emprego procurar também abrir mão de coisas que são consideradas como supérfluas. Com isso, você poderá se manter com mais tranqüilidade, evitando assim o pior.

Plano de carreira e seu sonho. Quando somos demitidos tendemos a passar grande parte do nosso tempo pensando nas dificuldades e no quanto o salário nos fará falta. Mas você já parou para pensar que, ser demitido pode ser uma forma de enxergar uma nova situação em sua vida em sentido profissional? Nem sempre podemos realizar nossos sonhos profissionais, e se estava trabalhando em uma empresa que não te agradava em uma função com a qual você não tem afinidade nenhuma, pode ser que isso seja a oportunidade de começar algo novo em sua vida, pense bem.

Não desanime. Essa é a última dica, mas não menos importante. Quando somos demitidos temos o péssimo hábito de sentar no sofá de pijamas e passar o dia lá, nos lamentando por termos sido mandados embora. Mas enquanto sentimos pena de nós mesmos, as oportunidades no mercado só aumentam, e as pessoas que estão ativas são as que pegam essas oportunidades. Sendo assim, quando for demitido procure logo um outro emprego sem dar tempo para se sentir mal com si mesmo e ter pena de si.